As 7 Etapas de Produção do Vinho

As 7 Etapas de Produção do Vinho

A produção do vinho e o seu consumo remonta há 3000 anos A.C. e com o passar dos anos esta produção tem vindo a ser melhorada e refinada. Mas afinal como é produzido este magnífico néctar dos deuses? 

A produção de vinho pode ser dividida em 7 etapas diferentes:

A primeira etapa é designada por vindima, consistindo na colheita da uva após a maturação da própria. Esta maturação difere consoante a casta e onde esta está localizada, devido às diferenças de temperatura e humidade, que fazem variar a sua maturação. 

Após a vindima, é realizado o desengace e esmagamento do bago utilizando apenas um desengaçador/esmagador. O processo baseia-se na quebra da película de forma a obter o mosto (sumo da uva).

O terceiro processo é o de fermentação alcoólica e maceração. A fermentação alcoólica, como o nome indica, consiste no aumento dos teores de álcool etílico, através da utilização de leveduras, em ambientes anaeróbicos. A maceração é realizada durante a fermentação alcoólica e consiste no aumento dos compostos fenológicos, criando assim um vinho mais complexo.

De seguida, será feita a prensagem, que é realizada com uma prensa, sendo o objetivo a separação de compostos indesejáveis do mosto ou vinho de prensa.

O vinho de prensa ou mosto será colocado em tanques de inox ou barris de carvalho, para fermentar, sendo esta transferência denominada por trasfega. Os tanques de inox oferecem ao vinho um sabor mais frutado, ao contrário dos barris de carvalho, que oferecem um aroma e sabores mais amadeirados.

Para o vinho não ficar turvo, será ainda necessário o processo de clarificação e estabilização, que permitirá remover os componentes desnecessários.

Devido ao repouso de resíduos indesejados no fundo dos tanques, o vinho é transferido novamente para tanques ou barris de forma a manter apenas o líquido desejado. Este ficará então em amadurecimento até atingir os níveis alcoólicos desejados.

Após os processos descritos, o vinho é finalmente engarrafado, ocorrendo um período de repouso prévio à comercialização para a estabilização do mesmo.

Imagem de Leo Hau por Pixabay