Como Armazenar Garrafas de Champanhe

Como Armazenar Garrafas de Champanhe

O champanhe é um vinho espumante com origem em França, na região de Champagne. Como tem uma textura própria, é necessário ser armazenado em condições específicas, tendo em conta a humidade, temperatura e iluminação.

1 – Guarde num local fresco

Se quiser guardar o champanhe durante um longo período de tempo, a temperatura ideal é 13ºC. Se quiser guardar por menos tempo, convém manter abaixo da temperatura ambiente, mas não em demasia, para não congelar. Pode guardar no frigorífico, mas atenção: as mudanças bruscas de temperatura podem estragar o sabor do champanhe. Para evitar isso, faça com que a bebida esfrie aos poucos.

O champanhe deve ser guardado em temperaturas ligeiramente mais baixas do que outros tipos de vinho, apesar de todos deverem ser guardados em locais frescos. O champanhe deve estar bem frio, mas sempre com cuidado para não congelar.

2 – Evite a luz solar

Os raios solares alteram a temperatura interna do champanhe, tendo efeito na composição química da bebida. Assim, ela vai ficar com um sabor mau. Por isso, guarde a garrafa num local escuro, com nenhuma luz natural ou artificial. Se não conseguir encontrar um local sem luz, pode cobrir as suas garrafas com um tecido fino e escuro.

3 – As garrafas devem estar numa superfície lisa

Só com uma superfície lisa e firme é possível preservar a textura do champanhe. Pode deixar as garrafas de pé ou deitá-las.

4 – Atenção ao tempo de armazenamento

As garrafas abertas devem ser armazenadas durante, no máximo, 5 dias, enquanto as fechadas podem ser guardadas por um mês. Se pretende guardar as suas garrafas por mais tempo, poderá utilizar uma garrafeira para garrafas de champanhe.

Dica bónus

Na hora de servir o seu champanhe, caso precise que ele fique mais frio rapidamente, coloque a garrafa num balde com gelo até à boca. Para acelerar o derretimento, pode cobrir o gelo com sal mineral. Entre 10 a 25 minutos terá o seu champanhe pronto. Atenção: nunca coloque as garrafas de champanhe no congelador, senão vai estragar o sabor.