Como Armazenar uma Garrafa de Vinho já Aberta?

Como Armazenar uma Garrafa de Vinho já Aberta?

Muitas vezes, não queremos consumir todo o vinho que está na garrafa, pois queremos somente degustar um copo. Por isso, pode surgir a dúvida: como devemos armazenar uma garrafa de vinho já aberta? 

Depois de abrir a garrafa, o vinho fica exposto ao oxigénio, iniciando assim um processo oxidativo lento. Com a bactéria acética, o vinho pode-se converter em vinagre. Então, existem certos cuidados que devemos ter evitar o processo de oxidação.

Veja as nossas dicas para armazenar uma garrafa de vinho já aberta corretamente.

Vinhos Tintos

Quanto maior a acidez e os taninos no vinho tinto, maior será o seu tempo de conservação após a abertura da sua garrafa. Podem aguentar cerca de 3 a 5 dias, desde que estejam devidamente vedados e conservados no frigorífico ou num ambiente escuro à temperatura ambiente.

Vinhos Brancos e Rosés

Podem ser guardados no frigorífico entre 5 a 7 dias. No entanto, tenha em conta que o seu sabor pode ficar alterado, dependendo da sua oxidação.

Espumantes

Logo após a abertura da garrafa, os espumantes começam a perder carbonização, devendo ser consumidos até no máximo 3 dias depois. A garrafa deve ser vedada com uma rolha resistente às borbulhas.

Em suma, os vinhos já abertos devem ter o menos contacto possível com o oxigénio, para que o processo de oxidação seja ainda mais lento.

Procura garrafeiras para melhor armazenar os seus vinhos? Conheça as diferentes opções de garrafeiras que temos, para pequenos ou grandes espaços.

Imagem de Naim Benjelloun por Pixabay