Como Harmonizar Vinho e Fruta?

Como Harmonizar Vinho e Fruta?

Fala-se muito em harmonização de vinhos com pratos salgados, aperitivos e queijos, mas também é importante falar sobre a fruta. A verdade é que o vinho combina com quase tudo, desde que se escolha o vinho certo.

Os vinhos mais leves, doces e frutados são os que combinam melhor com fruta. Os vinhos brancos leves aromáticos, rosés e espumantes são os mais recomendados, por exemplo as castas Malvasia, Sauvignon Blanc ou Moscatel.

Se decidir pedir uma salada de frutas, é boa ideia combinar com um moscatel espumante. Com laranja, pêssego ou morangos, um vinho tinto leve, frutado e fresco pode ficar bem, por exemplo, um Pinot Noir.

Com frutos secos, como figos, tâmaras, damasco e nozes, um copo de Porto Vintage acompanha muito bem. Mas atenção, prefira os frutos secos, como nozes e amêndoas, sem sal, pois este elemento pode estragar a harmonização com o vinho. Se quiser consumir com sal, prefira então vinhos brancos ou tintos mais leves. Ainda dentro dos vinhos do Porto, estes em geral harmonizam bem com frutos vermelhos, como amoras, framboesas e morangos.

Já o melão é um fruto muito versátil, podendo ser combinado com brancos ou tintos leves. Esta fruta é usada nas mesas de queijos e petiscos, com o objetivo de suavizar o salgado dos pratos. A grande vantagem do melão é que está disponível todo o ano.

Foto de Engin Akyurt no Pexels