Enoturismo no Inverno

Enoturismo no Inverno

A época mais alta do enoturismo é durante as vindimas, entre Setembro e Outubro. O Verão também é uma época alta para esta atividade, assim como para o turismo em geral. Quando chega o inverno, o enoturismo perde alguma força, é a época baixa. No entanto, um bom vinho também pode ser apreciado no Inverno.

Os vinhos do Dão são um bom exemplo de enoturismo no Inverno, graças ao seu enquadramento paisagístico, com as suas serras. Mesmo com neve, é agradável ir a um bom restaurante da região e apreciar um bom vinho do Dão. Para quem gosta de ar livre, independentemente do frio, existem atividades, como passeios pelos centros históricos das vilas e desportos de aventura.

A região do Douro também se destaca graças à sua paisagem Património Mundial. No Douro há sempre aldeias medievais e quintas para serem visitadas e descobertas. Há ainda a vantagem de no Inverno haver menos pessoas, logo é uma época para quem gosta de fazer turismo mais tranquilamente.

Para quem gosta da cidade, uma boa opção é visitar as caves do Vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia. Para os amantes do vinho, é uma visita obrigatória, pois há provas de vinho clássicas ou acompanhadas de chocolates e outros doces, assim como provas acompanhadas de fado, cocktails com vinho do Porto e também outras atividades.

Mais a Sul, destacamos a zona de Colares, em Sintra. Como as vinhas são plantadas em solo de areia, a grande profundidade, os seus vinhos adquirem características únicas, como a acidez, frescura e salinidade.

O enoturismo destaca-se não só pela prova de vinhos, mas também pelas atividades turísticas que são oferecidas em conjunto, cruzando o vinho com a gastronomia, cultura, história e natureza. Portanto, este tipo de turismo pode ser aproveitado além da época de colheita das uvas.