Páscoa e vinho: uma tradição

Páscoa e vinho: uma tradição

A Páscoa não é só época de amêndoas, ovos e coelhos de chocolate; um bom vinho completa esta festividade!

A origem da tradição de beber vinho na Páscoa não é exata, mas supõe-se que está relacionada com a Santa Ceia, na qual o vinho e o pão são os principais alimentos.

Como combinar o vinho com o almoço da Páscoa?

Petiscos

Se no seu almoço de Páscoa decidir servir petiscos fritos, alguns espumantes podem ser boas opções, na medida em que intensificam os sabores e equilibram o sabor dos fritos.

Pratos de peixe

Como já sabemos, os pratos de peixe harmonizam perfeitamente com vinho branco. O vinho deve ser leve e fresco para poder acompanhar a suavidade do peixe. Normalmente, o peixe mais consumido é o bacalhau. Além disso, os vinhos brancos também acompanham pratos que contenham laranja, limão e especiarias.

No entanto, também podemos incluir aqui alguns vinhos tintos que combinam com peixes e frutos do mar. Tenha cuidado: os vinhos tintos com taninos fortes sobrepõem-se ao sabor destes alimentos mais delicados, por isso não os use. Os vinhos tintos mais adequados são aqueles com menores níveis de taninos, como o Pinot Noir (para peixes mais gordurosos como o salmão) ou o Merlot (para grelhados com tempero forte, por exemplo).

Pratos de carne

Os pratos de carne não podem, obviamente, faltar na Páscoa. Ao longo do país, nas várias regiões consume-se borrego, cabrito, vitela, coelho ou salpicão. Com estes pratos mais fortes pode optar por um Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon ou Alicante Bouschet.

Sobremesa

Quando se fala em Páscoa, uma das sobremesas que vem logo à ideia é o folar. Pode acompanhar o folar com um vinho Touriga Nacional ou Cabernet Sauvignon. Quanto às sobremesas com chocolate, o que fica melhor é um bom vinho do Porto, principalmente quando se trata de chocolate negro.

Imagem de Andry S por Pixabay