Porque é que armazenar adequadamente as garrafas de vinho é fundamental?

Porque é que armazenar adequadamente as garrafas de vinho é fundamental?

Para apreciar devidamente um bom vinho, é necessário ter vários cuidados com a forma como o armazena. Mesmo os vinhos de marcas reconhecidas e de bons anos de colheita, necessitam de ser guardados num local que assegure, as melhores condições, para os preservar adequadamente.

Saiba quais são as 7 condições essenciais a ter em conta, ao escolher um local para armazenar as suas garrafas de vinho.

1- A intensidade da luminosidade do local onde vai colocar a sua garrafeira deve ser mínima, o que significa que não pode haver uma exposição direta à luz do sol, nem a luzes artificiais, para que não haja alterações no sabor e no aroma dos vinhos. Embora os vinhos brancos sejam mais sensíveis à luz do que os vinhos tintos, ambos devem ser protegidos.    

2- A temperatura do local onde armazena o vinho nunca deverá atingir 24ºC, para evitar a oxidação do vinho. A temperatura ideal para guardar vinho são 12ºC., sendo que esta temperatura não deve oscilar, mais de 1.6ºC num dia e 2.7ºC num ano. Deste modo, evita-se o envelhecimento prematuro do vinho. Os vinhos tintos são mais sensíveis a estas oscilações, que os vinhos brancos.

3- O nível de humidade ideal situa-se entre os 65% e os 75%, para prevenir a oxidação do vinho. Quando o nível de humidade é baixo, as rolhas secam e mingam, permitindo a entrada de oxigénio na garrafa o que provoca a oxidação.

4- A melhor forma de armazenar garrafas de vinho é na horizontal, porque quando as garrafas estão nesta posição, as rolhas irão estar em contacto com o vinho, mantendo-se húmidas e intactas e evitando a entrada de oxigénio.

5- O local deverá ainda estar arejado, sem odor a mofo ou outros odores, de modo a evitar-se a contaminação das rolhas das garrafas de vinho ao longo dos anos.

6- Deve-se proteger as garrafas de vinho de vibrações. Consequentemente, nunca se devem colocar as garrafeiras em cima ou perto de eletrodomésticos, devido à sua ação vibratória. Quando uma garrafa de vinho está frequentemente sujeita a vibrações, o vinho deteriora-se.

7- Finalmente há ainda que ter em consideração qual será o tempo ideal para guardar uma garrafa de vinho. Todos os vinhos têm um prazo de validade que deve ser respeitado, a maioria dos vinhos tintos pode ser armazenada entre 2 e 10 anos e os vinhos brancos geralmente podem ser guardados entre 2 e 3 anos.

Seguindo estas sugestões, tirará o máximo partido da experiência de saborear os seus vinhos proporcionando o mesmo aos seus convidados.

Se procura garrafeiras que se ajustem às condições mencionadas, consulte o garrafeiras.pt para ficar a conhecer as várias gamas e modelos disponíveis, que vão ao encontro das necessidades específicas de cada cliente.