Saiba mais Sobre os Vinhos Rosé

Saiba mais Sobre os Vinhos Rosé

Os vinhos rosé são cada vez mais consumidos e apreciados. Com uma cor rosada, têm baixo teor alcoólico e um sabor mais doce. Além disso, devido ao seu baixo nível de taninos, é muito apreciado por várias pessoas.

Como funciona a sua produção?

A cor dos vinhos rosé dá-se pelo contacto entre o sumo de uva e a casca. Assim, para criar a tonalidade cor-de-rosa, deixa-se a pele das uvas em contacto com o sumo durante 2 a 3 dias.

Um ponto a ter em atenção sobre estes vinhos é que a cor e o sabor não estão relacionados, ou seja, um rosé mais claro pode ter sabores e aromas mais complexos do que um mais escuro.

Região de Provence

A região de Provence, em França, é considerada uma das melhores produtoras de vinho rosé. Aliás, produz mais este vinho do que outros. Como é uma grande região, existe uma grande variedade de vinhos, com diferentes qualidades.

Tipos de vinhos rosé

 Os tipos de rosé distinguem-se pelo sabor, aroma e uva. Existem os estilos seco, frutado e doce.

O seco vem de uvas Tempranillo, Syrah, Cabernet Sauvignon e Tavel. Esta última produz vinhos com características mais encontradas no vinho tinto, ou seja, encorpados, com alto teor alcoólico e baixa acidez. As tonalidades do tipo seco variam entre os rosa claro e o escuro. Pode ter toque de melancia, morango, flores, cereja e azeitonas.

O vinho rosé frutado pode vir de uvas Sangiovese, Grenache e Pinot Noir. O seu tom costuma ser mais semelhante ao vermelho rubi ou acobreado. Pode apresentar toques de morango, laranja, pêssego, rosas e pimenta.

O estilo doce muitas vezes é produzido a partir de uvas Zinfandel, sendo o mais popular e consumido. Tem também toques de morango, limão e melão, com alta acidez. Convém servir este vinho frio.

Harmonização

Para harmonizar rosé com um prato, tem de ser atenção ao sabor, ou seja, se é doce ou seco. Por norma, é um vinho muito versátil, mas poderá notar esta diferença.

Os vinhos rosé doces funcionam com imensos pratos. Se quiser um menu com pratos mais picantes, os doces são os ideais pois estes dois sabores complementam-se.

Já os rosés secos ficam bem com pratos mais leves, como peixe, frango grelhado, vegetais, saladas e aperitivos.

Quanto às sobremesas, como os rosés têm tendência a ser mais doces, não combinam. O doce da sobremesa pode tornar o vinho mais azedo e destacar o seu álcool.

Foto de Kaboompics no Pexels