Vinhos de cada Região Portuguesa

Vinhos de cada Região Portuguesa

Cada região portuguesa tem a sua peculiaridade na produção de vinhos. Veremos cada uma.

Douro

O relevo é muito irregular nesta zona, além de ter micro climas. Assim, temos aqui o vinho do Porto, que é rico, doce, com elevado teor alcoólico. Também são produzidos os vinhos Douro Branco e Tinto.

As principais castas tintas são a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz (Aragonez), Tinta Barroca e Tinto Cão. Quanto às castas brancas, temos Malvasia Fina, o Viosinho, o Gouveio e o Rabigato.

Dão

Os vinhos da região do Dão têm aromas complexos e delicados, sendo as suas principais castas:

  • Touriga Nacional: a casta mais nobre, cujos vinhos têm bom teor alcoólico, aromas intensos, taninos nobres e capazes de bom envelhecimento.

  • Encruzado: casta nobre branca, com aromas complexos, frescos e secos. Também têm bom teor alcoólico.

  • Alfrocheiro Preto: vinhos com cor muito intensa e que ganham complexidade ao longo dos anos.

  • Jaén: teor alcoólico regular, com aromas a fruta madura, textura macia e taninos de qualidade.

Minho

Esta é a região única produz os famosos Vinhos Verdes, que são leves e elegantes. Os vinhos brancos são jovens, frutados e harmoniosos. Os tintos têm cores intensas, podendo ter espuma avermelhada ou mais rosada. Apresentam aromas a frutos silvestres, com acidez marcante.

Madeira

Na Madeira, o clima temperado húmido, solos vulcânicos e encostas viradas para sul constituem excelentes condições para a produção de vinhos mais maduros, bem como vinhos mais leves moderadamente alcoólicos. No arquipélago da Madeira produz-se as seguintes castas:

  • Sercial: mais seco e firma, com cor âmbar e reflexos alaranjados;

  • Verdelho: menos seco comparado com o Sercial, com reflexos acastanhados;

  • Boal: meio doce e risco de aromas e sabores;

  • Malvasia: doce, macio e muito aromático;

  • Terrantez: este é mais raro, semelhante ao Verdelho e Boal.

Setúbal

Com um clima misto e próxima do mar, a Península de Setúbal tem uma grande variedade de tipos de castas.

  • Mono castas: com aromas intensos, estruturados e frutados.

  • Combinações de castas: vinhos estruturados, outros menos, com aromas a frutos vermelhos, frutos secos e especiarias.

Trás-os-Montes

Graças ao xisto, que predomina nesta região, os vinhos possuem cores intensas, são frutados e pouco alcoólicos.

Açores

As condições climatéricas nos Açores não são muito favoráveis à plantação de vinha. Por isso, só três ilhas deste arquipélago produzem vinho: a ilha terceira, onde se produz vinho branco licoroso; a ilha do Pico, onde também se produz branco licoroso, mas com aroma mais complexos e com mais especiarias; a ilha Graciosa, onde é produzido vinho branco frutado leve e fresco.

Algarve

A zona do Algarve tem clima seco, quente e pouco ventoso, graças às montanhas que protegem contra os ventos frios que vêm do Norte. Podemos dividir a região do Algarve em quatro: Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira. Em todas as quatro regiões produz-se vinhos tintos aveludados, frutados, pouco encorpados e de cor rubi, assim como vinhos brancos suaves, com cor entre palha e limão.

Nesta zona, obtém-se duas qualidade de vinho. Por um lado, os vinhos rubi, quentes, equilibrados e com sabor a frutos vermelhos. Por outro lado, vinhos brancos cor de palha, encorpados, equilibrados e frutados.

Isto acontece graças às planícies e insolação elevada, permitindo a maturação das uvas e acumulação dos açucares na pele do fruto.

Tejo

O rio Tejo e as serras que o rodeiam criam um clima temperado mediterrâneo. Os vinhos tintos são complexos, com equilíbrio de taninos e cor rubi. Os brancos têm cor de citrino, aromas frutados, como pêssego, e também florais.

Lisboa

Com clima temperado e alguma humidade, os vinhos tintos são rubi e os brancos com sabores cítricos.

Beira Interior

Sendo uma zona montanhosa e com solos graníticos, os seus vinhos brancos são frescos e exuberantes, enquanto os tintos têm aromas a frutos silvestres e especiarias, igualmente frescos.

Bairrada

Esta zona caracteriza-se por vinhos tintos com cores grená e rubi aromas frutados e com tendência a aromas mais complexos com o passar dos anos. Os vinhos brancos da Bairrada têm cores cítricas, sabor fresco e aroma frutado.

Foto de Andrew McLeod no Pexels