Vinhos para o Verão: qual devemos escolher?

Vinhos para o Verão: qual devemos escolher?

O calor pede bebidas mais refrescantes, pelo que para os amantes de vinhos, os brancos, rosés e espumantes podem sempre ser uma boa opção, desde que servidos a uma temperatura fresca. No entanto, os tintos também podem ser uma excelente opção, desde que sejam igualmente leves. Os tintos de taninos suaves e pouco encorpados são ótimos para acompanhar os pratos frescos de Verão.

Vamos ver então quais são os melhores vinhos para o Verão.

Pinot Noir

Apesar os vinhos Pinot Noir normalmente serem tintos, são bastante leves frutados e macios, ideais para o Verão. Por isso, ao comprar vinhos desta casta, escolha os que têm aroma a frutos vermelhos, pois dá uma sensação mais fresca na boca. 

Sauvignon Blanc

Estes vinhos brancos também são leves, frescos e frutados. Note que quando mais clara é a cor do vinho, mais novo, e quanto mais escuro, mais velho ou encorpado é. Fica ao seu critério escolher qual prefere. Lembre-se que estas características não estão relacionadas com a qualidade do vinho.

Este vinho servido a uma temperatura mais baixa (entre os 6º e os 8ºC), combina perfeitamente com frutos do mar e polvo, por exemplo.

Alvarinho

Esta casta produz vinhos brancos delicados e perfumados, embora com uma alta quantidade de taninos. Tem notas florais e frutadas, principalmente cítricas, tornando o seu sabor mais fresco.

Combinam com muitas receitas, incluindo peixe, bacalhau, sardinhas, frutos do mar e também carne de porco, aves e arroz.

Rosés

Os vinhos rosés são muito versáteis e, claro, são perfeitos para o verão. Mais leves do que os vinhos tintos, harmonizam com imensos pratos, seja de peixe ou de carne.  

Foto de Nicole Klesy por Pixabay