7 Aspetos a Considerar ao Planear a sua Adega

7 Aspetos a Considerar ao Planear a sua Adega

Planear uma adega é um projeto mais complexo do possa parecer. Independentemente da área disponível, há vários fatores a ter em conta, para que possa desfrutar ao máximo desse local.

Quer seja um projeto de adega particular para uso familiar, ou uma adega com fins comerciais para loja gourmet ou de vinho, restaurante ou hotel, geralmente são projetos dispendiosos. Por esse motivo, convém dedicar algum tempo a analisar os aspetos abaixo, durante a fase de planeamento:

Função

Primeiro será importante definir, se a adega irá ser um espaço de armazenamento, de conservação, de exposição, de degustação ou uma combinação de todos.

Capacidade

Pondere sobre a capacidade de armazenamento que irá necessitar, consoante o número de garrafas que tenciona armazenar por ano. Por exemplo, se tem o hábito de gastar 4 garrafas por semana, já serão 200 garrafas por ano. Se além disso, organiza jantares para uma vez por mês, poderão ser aproximadamente mais 50 garrafas. Considere ainda as garrafas que costuma oferecer aos amigos e facilmente poderá chegar a um total que ronda as 300 garrafas.

Conservação

O consumo de garrafas também varia em função do tempo de conservação necessário. Será preciso refletir sobre a quantidade de vinhos, que consome regularmente e quais quais os tipos de vinhos que pretende guardar por longos períodos de tempo. Consequentemente, será mais fácil configurar os formatos de arrumação, para se adequarem às suas necessidades.

Inventário

Para sua organização, é fundamental fazer uma lista detalhada de todas as garrafas e tipos vinhos, para que possa ajustar o espaço às respetivas quantidades e tamanho das garrafas.

Mapa

Será ainda muito útil elaborar um mapa, que lhe permita saber exatamente onde se encontra cada garrafa. Assim, evitará confundir vinhos de consumo rápido, com vinhos que pretende guardar por vários anos e reservar para ocasiões especiais.

Design

Idealmente a adega deverá parecer estar sempre cheia, contudo se tiver prateleiras de exposição, poderão notar-se os lugares vazios. Para se criar a ilusão de profundidade e conteúdo, é importante inserir prateleiras ou caixas, que permitam o armazenamento de conjuntos de garrafas na horizontal. Nestes espaços será mais fácil retirar várias garrafas, preservando o aspeto visual global. 

No garrafeiras.pt poderá consultar modelos de garrafeiras em madeira, alumínio e aço para se inspirar. Também estamos ao dispor para auxiliar a planear o seu projeto.

Climatização

A temperatura do local onde armazena o vinho nunca deverá atingir 24ºC, para evitar a oxidação do vinho. A temperatura ideal para guardar vinho são 12ºC., sendo que esta temperatura não deve oscilar, mais de 1.6ºC num dia e 2.7ºC num ano. Deste modo, evita-se o envelhecimento prematuro do vinho. Os vinhos tintos são mais sensíveis a estas oscilações, que os vinhos brancos.

Deverá ainda manter a humidade do local entre os 50% a 70% e evitar a luz direta do sol.

Precisa de ideias para o seu projeto? Consulte a secção sobre Projetos de Garrafeiras do nosso blog.

Caso necessite de ajuda para planear um projeto, poderá contactar-nos através do nosso formulário de contacto ou do e-mail info@garrafeiras.pt, expondo a sua ideia (material que prefere, medidas e foto do local, etc.), para lhe podermos apresentar uma proposta. Poderá ainda contactar-nos através da nossa linha de apoio ao cliente: 223 744 090, de 2ª a 6ª entre as 9:00 e as 13:00 e as 14:00 e as 18:00.