Acompanhe o seu Churrasco com o Vinho Certo

Acompanhe o seu Churrasco com o Vinho Certo

Toda a gente sabe que carne e vinho tinto são a combinação perfeita. Mas e quando é carne de churrasco? Os churrascos distinguem-se pelo sabor rústico, uma vez que a carne é preparada diretamente na brasa, com pouco ou nenhum tempero. Assim, o seu sabor original é preservado, bem como a textura e o aroma. Ao escolher um vinho para acompanhar o churrasco, devemos ter esta característica rústica em conta.

Qual a harmonização ideal?

Cada corte de carne tem o seu próprio sabor, textura, gordura e suculência. Por isso, a escolha do vinho deve estar de acordo com estes fatores.

    • Carnes duras com gordura: vinhos de acidez e taninos altos

    • Carnes mais macias sem gordura: vinhos de acidez e taninos médios

O tempero também pode ser tido em conta na hora de escolher o vinho para o seu churrasco.

    • Pimenta: vinhos com especiarias

    • Molho de barbecue: vinhos com sabor frutado ou defumado

    • Manteigas: vinhos amanteigados

Tenha atenção ao temperar a carne, pois o sal e a pimenta reforçam o álcool. O ideal será escolher um vinho com teor alcoólico até 13%.

Se o seu churrasco tiver outras carnes além da vermelha, como aves ou até mesmo peixe, pode escolher outros vinhos além do tinto. Por exemplo:

    • Carnes brancas, como frango ou peru: branco pouco encorpado, vinho tinto leve e jovem ou rosé

    • Carne de porco: branco ou tinto ácido

    • Vegetais, queijo e pão de alho: branco jovem e frutado, rosé

E qual vinho devo escolher para cada corte?

Textura

Por norma, os cortes de churrasco pedem vinhos com corpo médio. Se o corte da carne for mais rígido, os vinhos com mais taninos são os ideais, como já referimos acima. Quanto mais estruturada for a carne, mais encorpado deve ser o vinho.

Suculência

Esta escolha pode ser mais complexa e também depende um pouco do gosto pessoal. No caso das carnes bem suculentas, para que os sabores se harmonizem, o vinho deve ser encorpado, sedoso e aveludado. Porém, se preferir que o sabor da carne predomine, pode optar por vinhos com menos corpo, maior acidez e taninos médios. 

Foto de Faizen por Pexels