Conselhos para Guardar e Servir o Vinho do Porto

Conselhos para Guardar e Servir o Vinho do Porto

Se aprecia um bom vinho do Porto, saiba o que pode fazer para armazenar as suas garrafas de vinho do Porto eficientemente e assim conseguir uma degustação perfeita!

Condições ideais para conservar o vinho do Porto 

Para armazenar apropriadamente vinhos do Porto, deverá ter uma garrafeira adequada em casa, que mantenha as garrafas protegidas da luz direta natural ou artificial, longe das vibrações de eletrodomésticos, num local onde a temperatura ideal de 14ºC, que não exceda 15ºC e se mantenha sem grandes oscilações. A humidade do local deverá ser de 65% a 75%, devendo estar devidamente ventilado, sem odores que possam passar para o vinho. Deverá ainda colocar as garrafas na posição horizontal, para manter as rolha húmidas. 

Todos estes cuidados irão evitar a oxidação do vinho e o seu envelhecimento prematuro.

As garrafas de vinho do Porto Vintage têm uma marca de tinta branca num dos lados, o que significa que se deve colocar a garrafa na horizontal, com a marca virada para cima. Deste modo, o sedimento natural formado pelo vinho do Porto fica na mesma posição. Antes de abrir uma garrafa de vinho do Porto Vintage, coloque a garrafa em pé durante algumas horas, para facilitar a decantação.

Se tiver espaço, uma garrafeira ou armário refrigerado para conservação de vinhos, essa será a solução ideal para preservar os seus vinhos do Porto a uma temperatura constante. Em alternativa a maioria das lojas oferece um serviço de armazenamento de vinho.

Qual a temperatura ideal para servir um vinho do Porto?

A temperatura a que deve servir um vinho do Porto, varia consoante se trate de um Porto Branco, Ruby ou Tawny. Poderá usar como referência as seguintes temperaturas, para cada tipo de vinho:

  • Porto Branco: 6-10ºC
  • Porto Ruby: 12-16ºC
  • Porto Tawny: 10-14ºC

Quanto tempo se pode conservar um vinho do Porto após abertura da garrafa?

  • A conservação do vinho do Porto depois de aberta a garrafa, varia em função do tipo de vinho e do local onde será guardado, de qualquer modo deverá ter presente as seguintes orientações:
  • O Porto Vintage deve ser bebido no máximo, em 48 horas. A sua conservação deve privilegiar um decantador com tampa, para evitar que o contacto com o ar seja prolongado.
  • Os Ruby e Ruby Reserva podem ser conservados de 8 a 10 dias, num decantador ou numa garrafa devidamente tapada.
  • Os Brancos mais novos podem ser guardados entre 8 a 10 dias, sendo que os mais Tradicionais podem aguardar 15 a 20 dias.
  •  Os Tawny e Tawny Reserva, conservam-se durante 3 a 4 semanas. 
  •  Os Tawny ou os Brancos com indicação de idade (10/20/30/40) e os vinhos de colheita, podem conservar-se de 1 a 4 meses, sendo que quanto mais velhos, mais tempo podem ser conservados, desde que devidamente tapados. 

Se procura garrafeiras que se ajustem às condições mencionadas, consulte o garrafeiras.pt e conheças as várias gamas e modelos disponíveis, que vão ao encontro das necessidades específicas de cada cliente.

Imagem de Mix por Pixabay