Curiosidades Sobre Vinhos

Curiosidades Sobre Vinhos

Existem muitas curiosidades sobre vinhos que muitas pessoas ainda não conhecem. Leia abaixo alguns fatos interessantes!

1. O vinho branco também pode ser feito com uvas tintas

Estas é uma das curiosidades sobre vinhos de que pouca gente está à espera. A coloração do vinho dá-se pela extração dos pigmentos da casca da uva, que não entram na fermentação, no caso dos vinhos brancos. É o caso de raros vinhos brancos Malbec e Pinot Noir. Quanto à produção de rosé, as cascas das uvas ficam em contacto com a mistura o pouco tempo, o necessário até ficar com o tom rosado.

2. Os vinhos de sobremesa não têm adição de açúcar

Os vinhos de sobremesa são doces devido à maturação em excesso da uva, pela fortificação ou por ser um icewine (vinho produzido a partir de uvas congeladas na videira).

3. Diferença entre seco e suave

O vinho suave tem adição de açúcar, a sua qualidade é mais baixa. Podem ser facilmente encontrados em supermercados. Já os vinhos secos ou vinhos finos são produzidos com uvas mais nobres, como a Merlot ou Chardonnay.

4. Espumante ou champanhe?

Ainda se faz muita confusão entre estes dois tipos. Então, o champanhe é o espumante produzido na região de Champagne, em França, e só ele recebe este nome. 

5. Quantas uvas são precisas para produzir uma garrafa de vinho

Depende de como foi feita a fermentação e até mesmo o tamanho das uvas, se têm muito ou pouco líquido.

No entanto, em média, para um vinho normal, um hectare com 1.200.000 uvas produzir cerca de 33 barris de vinho. Fazendo as contas até chegar a uma garrafa, dá aproximadamente 300 uvas por garrafa.

6. O que significa o amadurecimento

Quando se fala em amadurecer o vinho, significa que será armazenado em barris de carvalho até ser engarrafo. Só depois quando já está na garrafa é que começa o amadurecimento.

7. Os vinhos perdem a cor com o tempo

Com o envelhecimento, os vinhos tintos perdem a cor, podendo ficar laranja ou cor de tijolo. Já com os brancos acontece ao contrário, pois podem ficar mais amarelados ou com uma cor acastanhada.

8. O vinho tinto tem benefícios para a saúde

Os benefícios do vinho tinto dão-se graças aos taninos. Este composto está associado à inibição de colesterol nos vasos sanguíneos.

9. Quanto mais velho, melhor?

Na verdade, apenas 5% da produção mundial de vinho fica realmente melhor com o envelhecimento. Em contrapartida, os restantes 95% devem ser consumidos até 1 ano depois de chegarem ao mercado.

Se pretende armazenar os seus vinhos de forma segura e eficaz, consulte as diferentes garrafeiras que temos disponíveis e escolha a que mais gosta!

Imagem de Wolfgang Claussen por Pixabay