Vinhos para o Inverno

Vinhos para o Inverno

Com a chegada do frio, precisam-se de refeições quentes e reconfortantes. Para isso, um copo de vinho vai ajudar para tornar as suas noites mais aconchegantes! Um bom vinho encorpado vai acompanhar bem a sua refeição quente neste inverno, basta escolher o mais adequado.

Quais os melhores tipos de vinhos para o inverno?

Ao comprar vinhos para o inverno, opte pelos mais encorpados e com maior teor alcoólico. Os tintos e os doces fortificados, como os do Porto, são os ideais. Porém, pode também adicionar alguns brancos que sejam mais estruturados e consistentes.

Estes vinhos mais fortes combinam com sopas quentes, bem como refeições mais saborosas e gordurosas. O teor alcoólico também é importante, uma vez que ajuda a provocar sensação de calor. Um ou dois graus a mais já fazem diferença. Por exemplo, um vinho com 15% de álcool vai dar uma sensação de calor bem superior a um vinho com 12%.

Outro fator importante é o amadurecimento em barricas de carvalho, que ajudam a aumentar o sabor do vinho.

Sugestões de vinhos

Porto: sem dúvida, o vinho do Porto tem de estar aqui presente nesta lista. Com sabores ricos, concentrados e reconfortantes, harmoniza com queijo, chocolate e nozes.

Syrah: os vinhos desta casta têm sabores a frutos silvestres e pimenta. São robustos e com bom teor alcoólico. Ficam bem com carne grelhada e carnes de caça, nas noites mais frias como as que temos passado. 

Chardonnay: estes vinhos destacam-se pela doçura, principalmente baunilha e caramelo. Combinam com pratos de carnes de aves e/ou cogumelos.

Cabernet Sauvignon: os vinhos desta casta têm acidez ligeira e aromas a folha de tomate, especiarias e madeira de cedro. Harmoniza com puré de batatas e carnes de aves. 

Imagem de Pavel Danilyuk por Pexels