Vinhos para o Outono: escolha as melhores opções possíveis!

Vinhos para o Outono: escolha as melhores opções possíveis!

O Verão combina com os vinhos frutados e refrescantes, enquanto o inverno pede vinhos mais intensos e encorpados. Mas então, e o outono? Esta bonita estação já começou e vamos aproveitar para ajudar a escolher os melhores vinhos para o outono.

1 – Escolha vinhos um pouco mais encorpados

Os vinhos encorpados, ou de corpo médio, são mais quentes e, por isso, ideais para esta estação, em que os dias começam a ficar mais frios. Além disso, têm características mais suaves, taninos equilibrados e são mais macios. Lembre-se que os vinhos brancos também podem estar incluídos; aconselhamos vinhos brancos mais amadeirados.

Boas opções de castas são a Malbec, Syrah e Cabernet Franc. Combinam perfeitamente com pratos quentes.

2 – Vinhos com mais intensidade e sabor

Como já referimos no ponto anterior, estes vinhos são mais macios e têm aromas característicos. Pode optar por vinhos com aromas de especiarias, madeira, chocolate e fruta madura. São excelentes vinhos para o outono, já que têm acidez equilibrada e corpo médio.

3 – Encontre a harmonização certa

O outono pede pratos mais pesados e nutritivos, levando ao crescente consumo de carne vermelha, com a qual combina bem a casta Cabernet Sauvignon. Se quiser pratos grelhados, opte por um Pinot Noir. Se o seu prato tiver queijos fortes, Syrah é uma boa opção. E, claro, não podem faltar as castanhas, tão presentes nesta época do ano! Com as castanhas fica bem um bom tinto suave e macio, um Alvarinho floral e frutado ou até mesmo um Douro rosé, com intensos aromas a frutos vermelhos.

Com estas nossas dicas, conseguirá encontrar mais facilmente um bom vinho para o outono.

Foto de Gábor Adonyi do Pixabay