Características Únicas dos Vinhos Açorianos

Características Únicas dos Vinhos Açorianos

O cultivo das vinhas no Arquipélago dos Açores teve origem nos primórdios da sua colonização, tendo desde cedo assumido um papel económico importante para a região. 

Os vinhos dos Açores conquistaram fama pela sua qualidade, sendo  especialmente apreciados na Inglaterra, Rússia e Brasil e exportados para diversos países.

Para conhecer melhor os vinhos açorianos, é preciso ter em conta alguns fatores, que estão na origem de uma produção vinícola única e excecional:

  • Os solos vulcânicos são benéficos para o cultivo das videiras, por serem ricos em minerais e nutrientes.
  • O clima de temperaturas amenas com pequena amplitude térmica, pluviosidade elevada e humidade acentuada, proporciona boas condições ao desenvolvimento da produção vinícola. 
  • Os currais de pedra (que se podem observar na fotografia acima, tirada na ilha do Pico), oferecem uma proteção eficaz dos ventos marítimos.

Contudo, é importante referir que na segunda metade do século XIX, com o aparecimento da filoxera e das doenças criptogâmicas, quase todas as vinhas da casta denominada “Verdelho Antigo” desapareceram.

O atual vinho verdelho é descendente direto do Verdelho antigo e conservou-se em pequenos redutos das ilhas do Pico (Lajidos), Terceira (Biscoitos) e Graciosa. Esses locais conseguiram preservar ao longo dos séculos a tradição e a qualidade desta casta. As ações de reconversão da vinha que foram realizadas, permitiram uma recuperação significativa do vinho Verdelho tradicional, tendo sido ainda introduzidas com êxito novas castas de origem Europeia.

As castas nobres e raras dos Açores são as seguintes: Arinto dos Açores (casta exclusiva dos Açores), Terrantez do Pico (também exclusiva dos Açores) e o Verdelho (casta emblemática dos Açores também cultivada na Madeira). Poderá encontrar mais informações sobre estas castas aqui.

Em 1995, para garantir a autenticidade, a qualidade e o controlo dos vinhos, através da definição do seu processo produtivo e da promoção e defesa dos vinhos certificados, foi constituída a Comissão Vitivinícola Regional dos Açores, com sede na Madalena, ilha do Pico.

Caso tenha ficado com vontade de adquirir estes vinhos únicos vulcânicos, fique a conhecer os 26 agentes económicos certificados, que existem atualmente nos Açores aqui.

Imagem de Jacqueline Macou por Pixabay